quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Estão abertas as inscrições para a 55o Feira do Livro de Porto Alegre, programação - Surdos!!

Apresentações artísticas:
Território das Escolas (300 pessoas em arquibancadas, palco de 8 x 5m, sem cortinas, camarim, equipamentos básicos de som e luz).
Dia 13 de novembro, das 13h30min às 17h30min.

Palestras:
Seminário sobre a surdez - Casa do Pensamento (200 pessoas, datashow)
Dia 15 de novembro, das 14 às 19h30min.

Obs:O tema é livre!!! Não é necessário a relação direta com a feira do livro ou com literatura.
Os interessados devem enviar a proposta de palestra/apresentação (máx. uma página) para o mail:
adrisommacal@ymail.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

De outro site...1


Programa transforma voz em linguagem de sinais

Inovação Tecnológica


A IBM apresentou um novo programa de inteligência artificial capaz de transformar a voz do usuário em sinais para comunicação com deficientes auditivos. O programa foi desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades inglesas, com o apoio da empresa.
LIBRAS
O avatar - um personagem animado digital - transforma o sons em Linguagem Britânica de Sinais. No Brasil é utilizada a Linguagem Brasileira de Sinais, ou LIBRAS.
O programa é chamado Sisi - "Say It Sign It", algo como diga-o, sinalize- o. Uma de suas partes mais importantes é o módulo de reconhecimento de voz, uma tecnologia na qual a IBM tem dedicado esforços há mais uma década. É esse módulo que permite a interpretação da voz de alguém falando em tom normal, como durante uma palestra, por exemplo.
Avatar
De posse das palavras em formato digital, o programa as transforma nos sinais correspondentes, animando o personagem na tela, que assume os diversos gestos de forma bastante realista.
Segundo os pesquisadores, quando totalmente desenvolvido, o sistema permitirá a inicialização automática do avatar na forma de uma janela pop-up no canto da tela do computador ou da TV digital. Isso permitirá que os deficientes auditivos acompanhem virtualmente qualquer apresentação, seja em um treinamento à distância pela Internet, seja em palestras e aulas ao vivo.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/