terça-feira, 15 de setembro de 2009

De outro site... II

segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 08h16


Manhã dedicada a debater sobre o surdo no mundo em Canoas
Apresentação do diretor da Associação de Surdos de Porto Alegre Carlos Góes foi aguardada.

Canoas - Cerca de 25 alunos da escola municipal Especial para Surdos Vitória, no bairro Mathias Velho, tiveram a oportunidade de assistir depoimentos de adultos como exemplo de superação. Esta é a terceira edição da atividade O Surdo no mundo e, em parceria com a Prefeitura, integra a programação do Mês das Pessoas com deficiência. A apresentação do diretor da Associação de Surdos de Porto Alegre e funcionário da Caixa Econômica Federal, Carlos Alberto Góes, foi a mais aguardada pelo público na manhã de sábado.
Na ocasião, Góes explanou sobre a rotina do surdo, qual a leitura do mundo que o surdo faz. "A troca de experiências desta relação do surdo adulto com o mundo é importante para motivar os jovens. Principalmente nas culturas que não estão desenvolvidas", destaca Góes.
Para a supervisora da escola e idealizadora da palestra, Valdemira de Oliveira, este tipo de contato é fundamental para dar referência ao jovem surdo. "Eles precisam saber que mesmo com a surdez eles são capazes." O respeito à língua de sinais é primordial também para o desenvolvimento destes jovens, na avaliação da diretora da instituição, Sílvia Mauer. "Faltam intérpretes em Canoas. E quando há um evento muitos deixam de participar por causa disso."

Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-501,cd-214491,manchete-true.htm em 15/09/2009